Navigation Menu

Dentes Ruíns no Crudivorismo

Para alguns adeptos do crudivorismo, os dentes passaram a ficar tão sensíveis que chegavam a doer com a simples ingestão de água ou com o ar frio.



Alguns adeptos do crudivorismo ficam frustrados quando começam a lidar com problemas dentários, tais como dentes esverdeados ou amarelados, sensíveis ao frio ou calor, sangramento nas gengivas, cavidades, etc... E isso pode ser mais comum do que se imagina. 

A Raw Food pode melhorar a saúde de um modo geral, inclusive a saúde bucal, assim, vamos entender porque esses problemas acontecem.

Algumas pessoas caem no erro de pensar que simplesmente adotarem uma dieta crua fará com que tenham dentes melhores e assim acabam se distraindo e descuidando da higiene oral.

No crudivorismo, aprendemos a ter um cuidado especial com o cólon, o fígado,etc... Com os nossos dentes também não é diferente, eles precisam de uma atenção especial.

Um estudo recente observou que os que adotam uma dieta crua, especialmente frugívora, possuem maiores probabilidades de desenvolverem problemas dentários do que aqueles que consomem uma dieta comum.

Essas pesquisas mostraram que as bactérias não gostam tanto do açúcar refinado quanto do açúcar das frutas, devido a falta de nutrientes. Por essa razão, o açúcar é processado, tanto para evitar a sua deterioração quanto para evitar o seu consumo pelas bactérias. Assim, o que as deixam realmente felizes é o açúcar das frutas.

Ao adotarmos uma dieta crua, aumentamos também a ingestão de frutose, a preferida das bactérias para formarem suas colônias no ambiente bucal. Por essa razão, é tão importante higienizarmos os dentes após cada refeição, especialmente de frutas.

Se você não tem horários fixos para refeições, talvez possa adotar o hábito de alimentar-se em horários mais espaçados entre si, para manter a boca e os dentes sempre limpos. 

Deficiências de vitaminas D, k2, A e cálcio também podem causar ruínas nos dentes. Assim, se você está tendo problemas dentários, cheque a sua alimentação para saber se está obtendo o suficiente dessas vitaminas muito importantes para a saúde oral.

Frutas ácidas como o limão, laranja e maçã podem danificar o esmalte dos dentes, causando a sensibilidade e descoloração.

Abaixo estão ótimos hábitos que você poderá adotar para proteger os seus dentes:



ESCOVAÇÃO:


Estudos científicos têm mostrado que o flúor presente nas pastas dentais é uma substância perigosa que pode trazer muitos malefícios à saúde. A fluoretação da água foi proibida em muitos países como o Japão., China, Alemanha, Áustria, Bélgica e Suécia.

Algumas opções para a escovação são o pó de juá, açafrão, sabão de marfim, sabão dental e pasta dental vegetal de Aloe Vera ou Himalaia.

Outro erro comum é substituir o creme dental por bicarbonato de sódio, pois por ser muito corrosivo, ao longo do tempo danifica o esmalte dos dentes, deixando-os enfraquecidos, sensíveis e amarelados. No máximo, pode ser usado muito esporadicamente. Fazer bochechos com o bicarbonato de sódio é o suficiente.



ENXÁGUE:


Como sabemos, as bactérias preferem um meio ácido. Assim, um modo de mantermos nossos dentes livres delas é por alcalinizarmos a nossa região bucal. Isso pode ser feito através de bochechos com bicarbonato de sódio, o qual possui um pH por volta de 8.2.

O peróxido de hidrogênio a 3% é também usado por alguns crudivorístas, mas há controvérsias quanto a sua segurança por um longo período de tempo. Especialistas dizem que o uso constante pode danificar a flora natural da boca, matando também as bactérias benéficas e prejudicando o esmalte e a polpa dental.

Uma boa opção é fazer bochechos com óleo de coco extra virgem prensado a frio ou outro óleo de sua preferência, como o óleo de gergelim ou de girassol. Basta inserir uma colher de sopa de óleo na boca e bochechar por cerca de 15 a 20 minutos e cuspir, escovando os dentes em seguida. Essa técnica clareia os dentes, refresca o hálito, previne cáries e gengivite, combate a dor e a sensibilidade dental.

Você também pode experimentar usar sal rosa do Himalaia diluído em água para bochechar, por ser alcalinizante e rico em minerais. 




OUTRAS DICAS IMPORTANTES:




Inclua mais alimentos verdes, ricos em minerais, que manterão o esmalte de seus dentes saudáveis.

Ao tomar sucos doces ou ácidos use sempre um canudo, para evitar sensibilidade dental. Se você já está com sensibilidade, evite frutas ácidas...

Frutas desidratadas, nozes e grãos são os alimentos que mais ficam presos entre os dentes. Use sempre fio ou fita dental após consumi-los.

Obturações de amálgama de prata contém mercúrio que são gravemente prejudiciais à saúde. Se você deseja realmente se desintoxicar, remova-as e substitua-as por algo mais seguro

Por fim, dê semprepreferência a um dentista holístico ao invés de um tradicional.




0 comentários:

Follow @ Rawfoodmec