Navigation Menu

Creme Dental Caseiro Para Clarear os Dentes

"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada."
                       William Shakespeare                                                      

Se você deseja saber sobre uma especiaria que realmente vale a pena ter em casa, vamos falar sobre a cúrcuma ou açafrão-da-terra, a minha mais nova queridinha. E também vamos aprender a fazer com ela, uma pasta de dentes natural, com efeito clareador.


Muito utilizada na medicina Ayurveda, a cúrcuma é conhecida como um antibiótico natural, eficiente no tratamento de quase todas as doenças. Pesquisadores alegam que o seu poder anti-inflamatório seja o mais forte do mundo vegetal. Além disso, ela possui propriedades tônicas, antioxidantes, estimulantes e analgésicas (combate a dor).

Na Índia, país onde os índices de câncer são bem mais baixos, atribui-se o fato ao alto consumo de cúrcuma, onde ela foi considerada sagrada. As indianas costumam usá-la em seus tratamentos de beleza da pele, muitas vezes aplicando cúrcuma na face na noite anterior ao seu casamento. A flor de cúrcuma é muito bonita. :-)

A cúrcuma contém agentes desintoxicantes que purificam o sangue e o fígado. É rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, K, iodo, cálcio, ferro e fósforo. Auxilia no tratamento e prevenção de doenças como câncer, Alzheimer, erupções cutâneas, artrite, etc...

No tratamento oral, é eficiente por suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antisséptica natural. Há alguns estudos mostrando que a cúrcuma pode combater células orais cancerosas, até mesmo as que foram resistentes à quimioterapia, bem como combater a gengivite e a cárie dental.

Uma palavra de cautela é que a cúrcuma poderá não ser segura para mulheres grávidas e pessoas com obstrução biliar ou cálculos biliares. Lembre-se que a cúrcuma tem um poder incrível de tingir/manchar a pele, roupas e utensílios de cozinha, por isso manipule-a com cuidado.

Segue a receita do creme dental para branquear os dentes:

Ingredientes:

Uma colher de sopa de açafrão em pó
Uma colher de chá de bicarbonato de sódio
Uma colher de sopa de óleo de coco
Uma escova de dentes (As cerdas de sua escova ficarão amarelas)

Você deverá misturar todos os ingredientes e armazená-lo em um frasco de vidro.


Modo de Usar:


Escove ou enxágue a boca para remover quaisquer resíduos. Então, aplique o creme dental com o auxílio da escova e escove normalmente. Deixe agir por 5 a 10 minutos e enxágue.

Atenção: Essa pasta dental contém bicarbonato de sódio, o qual sabemos ser abrasivo para os dentes e embora ele esteja misturado com outros ingredientes e não puro nessa receita, recomendo usá-lo com cautela. Caso você queira utilizar o creme dental caseiro diariamente, recomendo usar apenas óleo de coco com cúrcuma. Também funciona.

A mistura de 1/2 colher de chá de cúrcuma com 1/2 colher de chá de óleo de mostarda também auxilia no tratamento da gengivite e periodontite.

Duas ervas que podem servir como coadjuvantes no tratamento das gengivas e manter os dentes brilhantes são as (1)Folhas de Goiaba que possuem propriedades redutoras de problemas na gengiva e mau hálito e a (2) Sálvia, também eficaz no clareamento e saúde bucal. Você pode usar o sumo das folhas para escovar os dentes e para fazer bochechos em lugar dos antissépticos comerciais.





2 comentários:

  1. Vou testar, se meus dentes ficarem amarelos (já são e não aceitam branqueamento a laser) .... vou te ****

    Um bom trabalho você tá fazendo...
    belo blog
    :)

    ResponderExcluir

Follow @ Rawfoodmec