Navigation Menu

Como Se Alimentar na Dieta Crua

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é bem fácil adotar o crudivorismo como estilo de vida. Como base, você apenas irá precisar de uma variedade de frutas e vegetais frescos, e sempre que sentir vontade, comê-los à vontade.




Na verdade, o crudivorismo tem tudo a ver com simplicidade e com entrar em harmonia com a nossa própria natureza. Não existe um cardápio especifico e restrito a seguir, a menos que você esteja lidando com alguma doença ou condição física que exija um cuidado especial. Esse estilo de alimentação lhe dará bastante liberdade e variedade, pois a natureza, de fato, é muito rica e abundante.



Algumas receitas são mais elaboradas, mas nos dias em que você estiver com pouco tempo disponível para prepará-las, poderá simplesmente descascar e comer as frutas que desejar.Bem prático. Nada de ficar horas esperando o alimento cozinhar, enquanto esse perde as suas propriedades.



Vamos explorar um pouco dessa fartura. O que come-se na dieta crua?

As frutas são a principal fonte de energia no crudivorismo e embora você possa começar com as frutas que você mais gostar,  não consuma sempre as mesmas, varie. Há uma infinidade delas, por exemplo: jaca, graviola, melão, tangerina, framboesa, melancia, maracujá, jabuticaba, lima, goiaba, manga, kiwi, coco, uvas, ameixas, etc... Explore também aquelas que você raramente comia anteriormente.


As bananas, geralmente, costumam ser a base para os principiantes, por ser uma das frutas que mais proporciona a sensação de saciedade. Também as frutas que contenham bastante fibras, como a maçã e as demais que podem ser ingeridas com a casca, são super importantes.


Frutas Secas: A maioria, no comércio, passa por um processo de aquecimento à altas temperaturas, mas você tem a opção de desidratá-las em casa, para conservá-las ou usá-las no preparo de alguns pratos crudis.


Vitaminas e Sucos: Uma maneira excelente de começar o dia é usar a criatividade para preparar vitaminas batidas com frutas. Por exemplo: banana, mamão, laranja, morango, tâmaras, gengibre e açafrão. Você pode usar água de boa qualidade, água de coco ou leites vegetais para o preparo.




Os sucos verdes também são considerados essenciais devido ao seu alto poder de desintoxicação e sua riqueza em minerais e clorofila. Há ainda outros sucos de vegetais muito benéficos, tais como os de cenoura, abóbora ou beterraba, os quais podem ser adoçados (ou não) com xarope de bordo, tâmaras, laranjas maduras ou outras frutas mais doces.


As vitaminas podem ser tomadas integralmente, no entanto, é aconselhado que os sucos que contenham muitas fibras sejam coados com um coador de voal, muito fáceis de fazer e simples de usar. Você poderá preparar litros de sucos diferentes de uma só vez para tomar durante todo o dia e armazená-los na geladeira em frascos de vidro bem fechados, lembrando que o contato com o ar causa a oxidação do suco.


Saladas doces ou salgadas: O segredo das saladas está nas combinações e nos molhos. Acredite, elas podem ter um sabor do paraíso!  Tão bonitas quanto saborosas. Nada daquelas saladas para emagrecimento, sem gosto e sem graça.

Para as saladas salgadas, é importante que você abandone o sal comum de mesa, o qual é puro sódio e cloreto, extremamente prejudicial à saúde. Use um sal de boa qualidade, não refinado e rico em minerais, como o sal rosa do Himalaia o qual possui 84 minerais em sua composição.




Prepare saladas bem coloridas, pois os nutrientes são distribuídos de acordo com as cores dos alimentos. Os vegetais devem ser crus e picados bem fininhos com um espiralizador ou mesmo um ralador de legumes. Alguns dos favoritos em minhas saladas são o repolho, chuchu, brócolis, cenoura e abobrinha. Molhos deliciosos podem ser feitos com abacate, tomate, castanhas, manga, etc... Você poderá acrescentar germinados, cheiros verde, castanhas, olivas, passas ou manga (saladas agridoces).


Para as saladas doces, você poderá utilizar diversas frutas, um pouco de cenoura, beterraba, passas, hortelã, tâmaras, mel ou canela.


Sopas: As sopas variadas podem ser amornadas até a temperatura de 42°C. As receitas de sopas, bem como as receitas de outros pratos crus, você poderá aprender da mesma forma que aprende as receitas comuns, ou seja, em blogs, cursos, livros, vídeos no Youtube, etc... .


Sobremesas e outros: Mousses, docinhos, queijos, leites, patês, tortas, pães, crackers, granola, biscoitos, sorvetes, chocolates e outros, também fazem parte dos alimentos deliciosos na alimentação crua. Além de saborosos, são extremamente nutritivos e saudáveis e podem ser ingeridos sem culpa.


Suplementação: Devido ao empobrecimento do solo é recomendável que se faça o uso de dois minerais para um maior desempenho. São eles: Lugol (manipulado) e Cloreto de Magnésio PA (para análise, somente). Ambos com um preço bem acessível.


Super Alimentos: Como o próprio nome já diz, eles são super. Alimentos que contêm uma alta gama de nutrientes por caloria e capazes de dar uma super levantada em sua energia e sistema imunológico, principalmente se você levar uma vida agitada ou não variar muito nas frutas e vegetais ou não faz consumo de alimentos orgânicos.





Alguns dos mais recomendados são: Espirulina, chlorela, maca, açai, grama de trigo, goji berry, alfarroba, chia, agar, lucuma, MSM, etc.... Vamos criar um post mais detalhado para falar sobre essas maravilhas da natureza.

Germinados: São grãos, nozes e sementes deixados de molho e postos para brotarem ou germinarem. O ato de germinar ativa as enzimas e multiplica o valor nutricional desses alimentos. Dessa forma, são conhecidos como "alimentos vivos". Exigem um pouco mais de tempo, cuidado e amor, mas alguns crudivoristas passam sem ou consomem-os apenas esporadicamente.


Probióticos: São bactérias amigáveis, muito importantes e benéficas para diversas funções do organismo, além de combaterem as bactérias ruins e fortalecerem o nosso sistema imunológico. Os mais usados são o Kefir e Rejuvelac.


Essa é apenas uma base e, por aí, já dá para perceber o quanto essa é uma alimentação rica e saudável e o quanto não há como não se sentir incrível com ela ao adotar corretamente esse estilo de vida.


Lembre-se de que o nosso corpo fabrica 25 milhões de novas células a cada segundo e se o nosso corpo e os nossos  órgãos hão de ser renovados com células ruins ou saudáveis, depende muito daquilo com que nos alimentamos, pois é o que ingerimos que influencia na formação de nossas células.

"A vitalidade das pessoas consegue apenas ser tão forte quanto as células das quais elas são feitas."
Raymond Franci, autor do livro Nunca Adoeça Outra Vez

0 comentários:

Follow @ Rawfoodmec