Navigation Menu

Sexto Dia do Detox _ Emoções à Flor da Pele



Sinto muito pela demora em atualizar as postagens sobre o meu Detox, mas no sexto dia aconteceu algo que me deixou um tanto sensível e, desde então, decidi me afastar o máximo que eu podia do mundo virtual. Foi um momento de me voltar para o meu próprio interior.

É muito indicado manter-se longe da internet, celular, rádio, jornais e televisão durante esse período de desintoxicação e, ainda melhor, passar alguns dias na praia, sítio ou qualquer outro lugar cercado pela paz da natureza.
 
Eu já havia ouvido comentarem que durante a fase de desintoxicação, as emoções passam a aflorar-se, provocando desafios e mudanças interiores. Para mim, não foi diferente, especialmente no sexto dia.


Nessa fase, subitamente passei a lembrar-me de coisas que aconteceram em minha infância, das pessoas e situações que me magoaram no passado. As cenas ou imagens tornaram-se tão vívidas quanto no dia do acontecimento e, também, passei a sentir as mesmas emoções que senti durante aquele tempo.Tudo como se estivesse acontecendo hoje.

Há um tempo, aprendi que tudo o que passamos fica guardado em nosso subconsciente e parece que o Detox  atinge até mesmo a parte mais profunda de nossa mente humana_ quem sabe nos atinge a alma.



Quando eu era uma menina, ainda indefesa, sofri abusos que pensei ter superado, após todos esses anos terem se passado. Memórias que eu havia decidido deixar para trás e não pensar mais sobre o assunto, mas elas estavam ali. 

Parece que o Detox desenterra todo tipo de "toxinas" antigas e tenta jogar para fora tudo o que está te fazendo mal, física e emocionalmente. Deve ser por essa causa que tanto os sábios quanto as pessoas espiritualizadas jejuam. Não se trata apenas de uma limpeza do corpo a nível celular, mas também de uma limpeza da alma e da mente. É um período de revelação e iluminação, uma fase de autoconhecimento e redescoberta. Acredito que quanto mais introspectivo você conseguir ficar nessa fase, mais você pode se autodescobrir.

Também cheguei à compreensão de que a saúde e as emoções estão interligadas. Não adianta alimentar-se 100% saudável se continuarmos cultivando sentimentos tóxicos. Os alimentos e as emoções estão conectados. É por isso que quando estamos tristes, ansiosos ou alegres comemos mais ou menos de certos tipos de alimentos. Como por exemplo, durante momentos de tristeza, ansiamos por doces ou chocolates. Sim, o que comemos influencia as nossas emoções. Quando compreendemos isso, passamos a olhar para o alimento como sendo muito mais do que simplesmente comida.



Conclui que as emoções que senti nesse sexto dia de detox, em relação a minha infância ou qualquer outro sentimento negativo, estão me causando mal e que se eu quiser realmente ser saudável, preciso fazer as pazes com o meu passado, com o presente e o futuro.. Para todos aqueles que também sofreram abusos na infância, eu indico o livro Reconciliação: Sarando a Criança Interior, de um mestre zen muito conhecido, o qual estou lendo e é muito lindo.

Também indico o livro Você Pode Curar a Sua Vida da escritora Louise Hay, a qual se curou do câncer através de métodos naturais e, principalmente. por libertar-se dos ressentimentos de seu passado, substituindo-os por amor e perdão.

Caso você gostaria de deixar o seu depoimento sobre o processo de desintoxicação relacionado às emoções ou ao sexto dia de detox, por favor, compartilhe conosco nos comentários abaixo.


Um comentário:

Follow @ Rawfoodmec