Navigation Menu

Como Terminar um Detox de Sucos?

Agora que você sabe como começar um Detox com Sucos, você sabe como terminá-lo e voltar a fazer as refeições sólidas diárias?



Terminar um Detox de maneira apropriada é de extrema importância, um dos momentos mais graves e determinantes para o sucesso do programa.  Uma vez que seu sistema digestivo estará em um estado dormente e despreparado para uma repentina digestão de alimentos sólidos, seja gentil e desperte "o gigante" lentamente.

Jamais quebre uma dieta líquida com alimentos pesados, gordurosos ou o famoso "prato feito". Por exemplo, alguém que eu conheço, caiu na tentação de romper sua dieta de sucos com uma bela pizza e terminou no hospital com fortes dores no estômago.

Entre os grandes Mestres em Jejuns, encontramos uma certa variedade na maneira de terminar o protocolo. Muitos orientam a interrompê-lo com, aproximadamente, 250 gramas de ameixas pretas. Porém, essa não seria uma boa opção para aqueles que lidam com problemas de índice glicêmico, além de soar um tanto enjoativo para muitas pessoas.

O Prof° de Jejum, Arnold Ehret, descreve em seu livro Dieta Sem Muco, que a melhor maneira de terminar uma dieta líquida seria com vegetais crus, sem amido. Ehret salienta que caso ainda haja muito muco e toxinas no estômago, a ingestão de frutas poderia causar uma grande fermentação. Ele também exemplifica o caso de um senhor que terminara sua dieta líquida ingerindo batatas cozidas, as quais aderiram ao muco, causando-lhe um grave mal-estar. Portanto, lembre-se de usar vegetais sem amido e, de preferência, crus.

Para o Prof° Ehret, a primeira refeição, bem
como o cardápio por alguns dias após o jejum, deve ter um efeito laxativo. Quanto mais rapidamente o alimento passar pelo corpo, mais facilmente carregará o muco e os venenos soltos no estômago e intestinos. Caso não haja evacuação nas próximas 4 horas após a primeira refeição, Ehret orienta a fazer uso de laxativos e enema.

O modo de "quebra de jejum" desenvolvido por David Rain e Gabriel Cousens é o meu favorito. Para eles, a dieta de sucos deve ser interrompida com smoothies ou vitaminas de frutas e folhas verdes.

No primeiro dia da conclusão da dieta líquida, comece o dia  ingerindo os seus sucos normalmente e, na terceira ou quarta refeição, tome em torno de 850 ml de vitamina de fruta e folhas. Esta será sua única refeição com fibras durante o primeiro dia. Mangas, morangos ou mirtilos com um pequeno punhado de folhas verdes, é bastante recomendado. Evite bananas no início, pois essas podem causar constipação. Um movimento intestinal deve ocorrer em até 12 horas, caso contrário, use cascara sagrada e faça enema. Você também poderá comer de 5 à 10 ameixas embebidas em água, para ajudar nos movimentos intestinais.

Na segunda fase: Além das vitaminas, adicione frutos suculentos, tais como melancia, morangos, mirtilos, laranjas, mangas, abacaxis, cerejas, tomates, pepinos sem as sementes, e assim por diante. Para a sua saúde digestiva, evite frutos que não sejam ricos em água, tais como abacate, bananas, e assim por diante. Nessa fase você poderá substituir uma de suas vitaminas ou smoothies, por uma refeição com as frutas ricas em água, citadas acima. Voltando assim à mastigação.

Na terceira fase: Adicione saladas cruas ou sopas em sua dieta. Poderá usar aipo, rúcula, brotos, e microgreens. É importante nessa fase, fazer uso de probióticos (Kefir, chucrute ou suplementos) para acelerar e aperfeiçoar sua digestão.



Até o fechamento do Detox e a reintrodução total de alimentos sólidos, não ingira castanhas, sementes, leites ou quaisquer alimentos gordurosos. Uma exceção irá para o abacate, segundo David Rain.

Sendo assim, você poderá começar o dia com um suco verde, tomar uma vitamina durante a manhã, comer sua salada durante o almoço, mais frutas durante o dia e uma sopa ou vitamina para o jantar.


Quanto tempo deve passar em cada fase?


Se a duração de seu Detox foi apenas de 1 dia: Você poderá voltar à sua dieta sólida no dia seguinte. Começando com um smoothie verde após o seu primeiro suco do dia.

Se a duração foi de até 7 dias: Você poderá tirar um dia para reintroduzir alimentos sólidos e fibras em sua alimentação. Voltando à sua alimentação normal no segundo dia.

Se a duração foi de 8 a 30 dias: Tire 3 dias para reintroduzir fibras e alimentos sólidos. Sendo um dia para cada fase, conforme explicado acima.

Se a duração foi de 31 à 92 dias: Tire 6 dias para acordar seu sistema digestivo, levando dois dias em cada fase.

Aproveite para celebrar a reintrodução de alimentos sólidos e reflita sobre o estilo de vida que irá adotar para si de agora em diante. Festeje esse momento como um marco em sua história!

Clique aqui para participar do nosso Programa Detox com Sucos.






0 comentários:

Follow @ Rawfoodmec