Navigation Menu

Como Preparar Banhos de Argila Para Desintoxicação e Beleza da Pele


Muitos dos tratamentos caros e milagrosos realizados em Spas, possuem ingredientes simples e naturais, como por exemplo, a argila.




Os banhos de argila são eficientes para eliminar metais pesados e, muitas outras substâncias prejudiciais, acumuladas no organismo e que provocam doenças e envelhecimento precoce. Além disso, os banhos de argila são conhecidos por ajudarem aos que sofrem com dores crônicas, tais como as dores nas articulações provocadas por artrite e dores relacionadas com o período menstrual. Também beneficiam as mulheres na menopausa, além de oferecer relaxamento, alivio do stress e a beleza da pele, melhorando a acne, psoríase, celulite, etc...

Na Idade Média, a argila era bastante reconhecida para fins terapêuticos e medicinais, mas aos poucos, foi sendo abandonada e substituída por produtos industrializados; sendo mais utilizada por aqueles mais achegados à natureza.

As argilas, consistem em sua maior parte, de sílica. Sendo que suas cores diferentes (branca, amarela, vermelha, verde, cinza, etc...) ocorrem por causa das diferentes proporções de outros minerais em sua composição, tais como ferro, magnésio, óxidos alcalinos, cobre, cálcio, fósforo, etc... 








Para realizar o procedimento, em primeiro lugar, opte apenas por argilas de boa qualidade. Esteja com o corpo e os pés limpos antes de mergulhá-los na argila com água. Poderá até mesmo passar por uma leve esfoliação corporal antes do tratamento. É comum sentir um leve enjoo ou mal estar durante as primeiras aplicações, por causa do efeito de desintoxicação, mas tais sintomas irão diminuir gradualmente. 

Atenção: Os banhos de argila não são indicados para mulheres grávidas, mamães que amamentam ou pessoas com pressão arterial alta. Converse com o seu médico antes de realizar o procedimento se você sofre com qualquer tipo de doença crônica.

Banho de Argila:  Use de 1/2 xícara à 3 xícaras de argila em água morna o suficiente para cobrir o corpo, durante 10 à 20 minutos. Começe sempre com a dose inicial mais baixa (1/2 xicara de argila durante 5 à 10 minutos) e ir aumentando a quantidade de argila e a duração do banho, consecutivamente, nos próximos dias. Faça um intervalo de 3 a 5 dias entre os banhos. 

Pasta de Argila: Para aqueles que não possuem uma banheira em casa, uma alternativa é usar a pasta de argila, a qual é preparada ao misturá-la com água ligeiramente morna, até obter uma pasta espessa o suficiente para ser facilmente espalhada pelo corpo inteiro. Para preparar, use um refratário de vidro e colher de madeira, não use metal.

Escalda-pés com Argila: sendo que os pés são um canal poderoso de desintoxicação do organismo, o escalda-pés é um método mais gentil para aqueles que estão fracos, doentes ou muito intoxicados para realizar uma completa imersão em argila. A recomendação comum é de 1/2 xícara a 2 xícaras de argila em escalda-pés por 20 à 40 minutos. Para os iniciantes, é recomendado permanecer por 10 à 15 minutos e ir aumentando gradualmente o tempo,até 40 minutos. Use a quantidade de água suficiente para cobrir os tornozelos.

Após o procedimento, hidrate a pele com óleo de coco extra-virgem ou outro hidratante natural. Não reutilize a água da argila, pois ela irá absorver as toxinas do organismo diretamente para a água da banheira ou escalda-pés.


Usualmente as pessoas sentem melhores resultados após 4 à 10 banhos, mas lembre-se que o processo de desintoxicação do organismo é gradual e depende de diversos outros cuidados coadjuvantes, como alimentação limpa, atividade física e até mesmo o bem-estar emocional e psicológico por cultivar pensamentos positivos.

É comum que a argila absorva alguns minerais e eletrolíticos do organismo, portanto, é importante repô-los imediatamente tomando água de coco, suco verde, spirulina ou clorela.




0 comentários:

Follow @ Rawfoodmec