Navigation Menu

Pó Dental Com Argila Bentonita e Especiarías

A cada dia as pessoas estão mais e mais conscientes sobre os malefícios ao organismo causados pelas substâncias tóxicas contidas em pastas de dentes e produtos de higiene oral. Como opção, segue abaixo a receita de um pó dentifrício para higienização bucal, o qual é um grande sucesso entre os naturistas.









Entre os ingredientes nocivos à saúde contidos em pastas e enxaguatórios bucais, podemos encontrar em seus rótulos, o Triclosan, Laurilsulfato de Sódio, Aspartame, Fluoreto, Propileno Glicol, Dietanolamina, Microesferas, etc... Levando em conta que nossa boca é uma das regiões mais absorventes do corpo, fazendo com que tais substâncias penetrem rapidamente a mucosa e caiam direto em nossa corrente sanguínea.

Em contrapartida, o principal ingrediente natural de nossa receita é a argila bentonita.  A argila possui propriedades alcalinizantes e possui diversas substâncias que contribuem para a remineralização dos dentes, tais como o cálcio, magnésio e sílica. Além disso, a bentonita possui propriedade desintoxicante, muito eficaz ao limpar a região bucal de metais pesados e impurezas, agindo como uma esponja, atraindo e absorvendo as toxinas, retendo-nas em suas moléculas.

A argila bentonita costuma ser ingerida em alguns protocolos de desintoxicação e para melhorar o sistema imunológico e a digestão, sendo assim, ela é também segura ao ser utilizada na higienização bucal.




Outros ingredientes, com as folhas de hortelã, refrescam e ativam as glândulas salivares, além de possuírem propriedades germicidas. A hortelã ainda é um dos ingredientes preferidos em marcas de produtos para higiene oral. O pó das folhas de hortelã pode ser obtido ao secar as folhas ao sol e triturá-las em seguida.

A canela, além de antibacteriana e anti-inflamatória, adiciona sabor e um efeito refrescante, proporcionando um bom hálito.

O cravo contém uma substância natural poderosa, conhecida como eugenol, antisséptica e analgésica, também utilizado por profissionais da odontologia.O óleo de cravo é muito eficaz para a dor de dente.

E, por fim, o bicarbonato de sódio é eficiente para remover manchas dos dentes e é extremamente alcalino, tornando a região bucal imprópria para a presença de bactérias nocivas. Não é recomendável usar bicarbonato de sódio com muita frequência, pois a longo prazo, seu grande poder de esfoliação pode remover o esmalte dos dentes. Você poderá removê-lo da receita sempre que desejar e usá-lo esporadicamente.



Ingredientes:

3 colheres de sopa de argila bentonita

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de folhas de hortelã pimenta em pó

1/2 colher de sopa de canela em pó

1/2 colher de sopa de cravo em pó




Modo de Preparar:

Misture bem todos os ingredientes e armazene em um pequeno recipiente de vidro. Ao utilizá-lo, retire uma pequena quantidade com a ponta de uma colher ou espátula e coloque em um pratinho ou pires. Em seguida, molhe a sua escova de dentes e esfregue-a no pó.

O pó dentifrício pode ser guardado por alguns meses.




0 comentários:

Follow @ Rawfoodmec